Aprender Português em França

Ensino Primário

O português é ensinado no primeiro ciclo do ensino básico da escola francesa, quer como LVE, em horário integrado, quer como EILE, em horário pós-letivo. Os professores são colocado pelo Camões, I.P., Instituto da Cooperação e da Língua (Ministério dos Negócios Estrangeiros português). Lista das escolas disponível no site www.epefrance.org .

Ensino Secundário

- Collège e Lycée

O ensino do português nos Collèges e Lycées é da responsabilidade do Ministério da Educação francês. Lista disponível no site da ADEPBA: www.adepba.fr .

- Secções Internacionais Portuguesas

O ensino do português nas secções internacionais é um ensino de qualidade proposto pelo sistema educativo francês e apoiado pelo governo português. As secções internacionais portuguesas preparam os alunos para os exames de Língua e Literatura portuguesa e de História e Geografia. O OIB (opção internacional do Baccalauréat) constitui uma mais valia para o acesso aos melhores estabelecimentos de ensino superior e abre portas no mercado de trabalho. 

Lista das escolas disponível no site www.epefrance.org .

Ensino Superior

O Instituto Camões I.P. apoia o ensino do Português em 17 universidades através de um leitor ou docente e da promoção de atividades culturais.

Cursos de português para adultos

Os cursos de Português do Centro Cultural – Camões, I. P. destinam-se a maiores de 17 anos:

cursos de Português Língua Estrangeira – PLE e cursos especializados.

São leccionados no Centro Cultural – Camões, I. P.:

6 Passage Dombasle – 75015 Paris – Tel : 01.53.92.01.00

E-mail: patricia.marreiro@camoes.mne.pt

Certificação CAPLE - Diplomas reconhecidos em qualquer país europeu

Os exames de certificação do Português Língua Estrangeira são da responsabilidade do CAPLE (Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Membro da ALTE) : www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/index.htm

Os exames em França, para obtenção dos diplomas : CIPLE (A2), DEPLE (B1), DIPLE (B2), DAPLE (C1) e DUPLE (C2) são assegurados pela Coordenação do Ensino Português e pelo Centro Cultural Camões, I. P.,  em Paris, no mês de maio.

Mais informações contactar:

Coordenação do Ensino do Português | Coordination de l’Enseignement Portugais

6, Passage Dombasle - 75015 Paris

Tél: 01.53.68.78.53  /  Fax: 01.45.31.80.30

Courriel: cepe.franca@camoes.mne.pt

Site: http://www.epefrance.org

  • Partilhe